Por: Misael Martins
Na próxima sexta-feira (13) terá início o Festival do Caranguejo, na cidade de Ilha Grande, distante 326 quilômetros ao norte de Teresina. O evento seguirá até domingo (15), reunindo gastronomia, cultura e música.
De acordo com Élcio Lima, gerente do Escritório do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Parnaíba, o festival é uma forma de incentivar o desenvolvimento do turismo regional, por meio da divulgação e promoção da gastronomia local.
“O Festival do Caranguejo contribui para o incremento das vendas em restaurantes e lanchonetes, que comercializam produtos à base de caranguejo e outros frutos do mar. Um dos focos desse evento é promover a atividade gastronômica, incentivando o surgimento de novos negócios no setor”, comenta o gerente.
Divulgação
Cata do caranguejo é atividade de destaque na cidade de Ilha Grande
O Sebrae no Piauí realizará consultoria em diversas lanchonetes e restaurantes para que esses estabelecimentos possam oferecer serviços cada vez melhores aos clientes.
“Desde de ontem(09), os meios de alimentação que participarão do Festival do Caranguejo recebem consultoria sobre boas práticas de preparo de pratos, bem como sobre as formas de armazenar e comercializar os produtos alimentícios”, informa a analista do Sebrae no Piauí, Isabela Ribeiro.
Na programação do evento, constam apresentações culturais, exposição de artesanato, concurso gastronômico e comercialização de pratos a base de caranguejo, além de visita aos principais atrativos turísticos da região, como o Delta do Parnaíba, inserido na Rota das Emoções.
ROTA DAS EMOÇÕES
A Rota das Emoções, que envolve os Estados do Piauí, Ceará e Maranhão, tem como atrativos principais, o Delta do Parnaíba, Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses, respectivamente.
O roteiro turístico apresenta ecossistema variado, formando mares de ondas perfeitas, próprias para a prática do surf, windsurf, kitesurf,entre outros esportes náuticos. Toda a Rota é envolta em muita aventura e a região bastante conservada virou roteiro obrigatório para os amantes do ecoturismo, do turismo de aventura e dos esportes ao ar livre.
O Sebrae tem trabalhado as comunidades ao longo do roteiro, valorizando sua cultura e ensinando a eles sobre a importância desse potencial turístico, que é também uma forma de desenvolvimento das comunidades e sustento nos mais diversos ramos do turismo, sempre com um olhar na sustentabilidade e competitividade do produto no mercado nacional e internacional.
Constantemente são realizados cursos, consultorias e missões técnicas para que os operadores de turismo, agentes de viagens e empresários da Rota das Emoções possam oferecer um serviço cada vez melhor e mais qualificado.
No Piauí, o roteiro contempla os municípios de Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande e Cajueiro da Praia. No Ceará, os turistas podem conhecer as cidades de Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara. No Maranhão, as cidades que fazem parte da Rota são Araióses, Barreirinhas, Paulino Neves, Santo Amaro e Tutóia.
Na Rota das Emoções, o turista pode também conhecer belas praias, comprar artesanato, participar de eventos culturais, saborear a deliciosa gastronomia e vivenciar experiências únicas.
Mais informações sobre a Rota das Emoções podem ser obtidas no sitewww.rotadasemocoes.com.br

Nenhum comentário:
Postar um comentário