| Ernesto Rodrigues/Folhapress | ||
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| A publicitária Laís Sturaro com cartão de crédito da Nubank, que não cobra anuidade |
Um cartão de crédito que não cobra anuidade e oferece taxas de juros
menores do que as cobradas no mercado tem atraído cada vez mais
brasileiros. Meio milhão de pessoas já utiliza o produto, e outras 250
mil aguardam na fila para garantir o seu.
Cobiçado especialmente pelos mais jovens, o Nubank MasterCard Platinum é
emitido pela administradora de cartões Nubank –uma start-up criada em
2014 com o objetivo de reduzir custos para os consumidores com a ajuda
do smartphone.
Em um mercado em que os juros atingiram 414,3% ao ano no rotativo do
cartão, de acordo com dados de setembro do Banco Central, a Nubank cobra
taxa máxima de 144,9% ao ano.
E mantendo benefícios da categoria Platinum, como assistência pessoal 24
horas e descontos em cinemas, bares e restaurantes –que geralmente
estão acessíveis ao público do varejo alta renda dos bancos.
Isso é possível, diz Cristina Junqueira, diretora e cofundadora da
Nubank, porque a empresa tem custo de operação bem menor que os bancos,
pois existe unicamente no mundo virtual. Não há, por exemplo, agências
físicas. Toda pendência é resolvida pelo aplicativo.
Sem anuidade e outras tarifas, a principal fonte de receita da companhia
é uma parcela da taxa obtida nas operações com cartões que é repassada
aos emissores.
A empresa também lucra com a taxa de juro cobrada no parcelamento de faturas, mesmo que com alíquotas menores.
CRÉDITO
O crédito concedido pela Nubank também é fruto de investimentos
realizados pelas empresas Sequoia Capital –que tem Apple, Google e
YouTube no portfólio– e Kaszek Ventures.
"Não temos um colchão de emergência. Se muita gente 'der calote',
falimos. Por isso nossa análise de crédito é conservadora e pode levar
até três meses para que um cliente seja aprovado", diz a diretora da
Nubank.
Usuário do cartão de crédito há quatro meses, o publicitário Bruno Padovam, 27, procurou o Nubank para fugir da anuidade.
"Cancelei três cartões que cobravam mais de R$ 300 cada um em taxas por ano. E eles não eram Platinum", diz Padovam.
A também publicitária Laís Sturaro, 26, foi uma das mais de 40 pessoas
indicadas por Padovam para se cadastrar no site do Nubank e solicitar o
produto.
"O que falta é um programa de pontuação. Há os benefícios da bandeira
MasterCard, mas que não são tão amplos quanto os oferecidos por empresas
especializadas", diz.
"Se houvesse, pontuaria bastante porque parcelo muitas compras. Mas, em
alguns casos, utilizo outros cartões por causa do baixo limite do
Nubank."
A definição do limite de crédito do cliente é feita com base nas
informações de renda fornecidas pelo usuário e na checagem em empresas
de informações financeiras, como a Serasa e a Boa Vista SCPC.
O próprio cliente também pode regular seu limite, diminuindo ou
aumentando o valor dentro de uma faixa estabelecida pelo Nubank. Tudo
via aplicativo.
Fonte: folha.com
Edição: paineideparnaiba.blogspot.com


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