A Secretaria de Estado da Saúde promoveu hoje (30) capacitação para profissionais dos 224 municípios para implantação do Programa Estadual de Controle do Tabagismo. A implantação do Programa objetiva reduzir a prevalência de tabagismo no Piauí. Amanhã, 31 de maio, é celebrado o dia Mundial sem Tabaco.
Pelo Programa Estadual de Controle do Tabagismo, além de reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, o Estado oferta tratamento e medicamentos gratuitamente para o tratamento ao tabagista que deseja largar o vício.
As ações nos municípios visam garantir o acesso da população ao Programa de Tabagismo, com qualidade e equidade, prevenindo a iniciação do tabagismo, promovendo a cessação de fumar e protegendo a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco. No Brasil, 10,4% da população acima de 18 anos é tabagista, enquanto no Piauí esse número é de 7,6%.
“O tabagismo hoje em dia é um problema de saúde pública que está relacionado a diversas doenças crônicas, que mesmo com a redução de 33,8% nos últimos 10 anos, ainda há uma preocupação muito grande”, comenta Valdite Costa, coordenadora da Saúde do Adulto e do Idoso, destacando que ano passado apenas 50 municípios haviam implantado o programa, este ano já são 106.
Destaque
O Piauí é destaque nacional no combate e prevenção ao tabagismo. Este ano, o Estado foi selecionado nacionalmente para apresentar a experiência exitosa no Seminário de Doenças Crônicas em Maceió/AL.
Já ano passado, o Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão do Ministério da Saúde que desenvolve ações preventivas e de controle do câncer no Brasil, reconheceu o trabalho da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí pelo destaque no combate ao tabagismo, um dos fatores determinantes no desenvolvimento da doença.
Por: Denise Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário