Firmino Filho declarou ao jornalista Efrém Ribeiro, do Jornal Meio Norte, que o ex-prefeito Silvio Mendes está saindo do PSDB para se filiar ao PP para provar que há uma aliança sólida entre os dois partidos. Silvio Mendes, por sua vez considera que a filiação dele e de outros próceres tucanos ao PP “abre perspectivas, amplia a presença da gente em todo o estado”. Pronto: o PSDB tomou um atalho altamente pavimentado para chegar aonde nunca conseguiu: o Piauí profundo, o lugar onde se colhem os votos que faltam ao partido. Faz isso numa aliança com o PP do senador Ciro Nogueira, o partido que se saiu melhor nas eleições municipais no Piauí em 2016, elegendo ao menos 38 prefeitos e estando associado a campanhas bem-sucedidas em dezenas de outros municípios. Mesmo onde perdeu – como é o caso de Picos –o PP tem uma presença favorecida pelo desempenho dos nomes ligados à legenda. Neste cenário, a aliança entre tucanos e progressistas no Piauí é um indicativo de que para 2018 essas duas forças políticas parte com a vantagem do protagonismo político. Deixam de ser agremiações coadjuvantes em processos eleitorais passados para darem cartas doravante. É claro que isso significa bem menos do que pretendem alguns e pensam outros tantos, mas o movimento no xadrez político da união PP-PSDB obriga outros partidos e personagens de 2018 a se mexerem mais e melhor.
Por Arimatéia Azevedo(Portal AZ)
Nenhum comentário:
Postar um comentário