A Secretaria de Estado da Saúde já investiga uma morte suspeita de infecção por Influenza H1N1 no Piauí. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (04) junto com outros 20 casos suspeitos de H1N1 notificados no Piauí somente este ano. Todos os casos estão em investigação, mas confirmados por critério clínico. As amostras foram encaminhadas para laboratório de referência.
Os casos notificados são de oito municípios do Piauí e um do Maranhão. Em todo o ano passado o Piauí notificou 30 casos suspeitos de Influenza H1N1, sendo que quatro foram confirmados laboratorialmente. Apenas um óbito foi registrado ano passado segundo dados da Uidade de Vigilância e Atenção à Saúde, da Secretaria de Estado.
Para o tratamento da Influenza, o Estado disponibiliza 7.500 doses de antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu. Havendo suspeita de Influenza H1N1, o paciente é submetido à medicação e ainda é recolhido amostra para exame laboratorial.
Campanha de vacinação
A campanha de vacinação contra a Influenza inicia dia 30 de abril, seguindo até o dia 20 de maio. O Piauí recebe, a partir desta segunda( 4), 732.193 doses, que serão distribuídas para todos os municípios piauienses.
A imunização é voltada para os grupos prioritários: crianças de seis meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, bem como doentes crônicos com recomendação médica, pessoas com problemas respiratórios, cardíacos, com baixa imunidade, dentre outros.
Rayldo Pereira
Com informações da Sesapi
Nenhum comentário:
Postar um comentário