A segunda edição do Encontro Mulheres em Pauta busca problematizar os diversos aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais que perpassam a discussão sobre as questões de gênero, raça e identidade que afetam diretamente as mulheres. O motivo impulsionador do II encontro Mulheres em Pauta de Parnaíba foi a percepção de uma inquietante vontade de discutir o cotidiano feminino que, recheado de preconceitos, continua passando adiante uma imagem distorcida, essencialista, a-histórica e generalizante do que é ser mulher. Além disso, os debates têm como objetivo desvendar, tornar visível o quanto o padrão de comportamento dito feminino nos afeta cotidianamente, propagando e reproduzindo tais discriminações em relação às mulheres seja no trabalho, no espaço público, na política e na atuação intelectual, cultural e social.
Intenciona-se incentivar também a produção de pesquisas que analisem questões de gênero, para que os estudos feitos pela academia incluam a participação das mulheres como sujeitos históricos, dando-lhes reconhecimento por sua influência e participação social e política.
O evento será realizado de 07 a 11 de março e contará com uma série de atividades que contempla tanto a sociedade civil como público acadêmico em torno do debate inquietante sobre o cotidiano feminino, proporcionando orientação e troca de ideias através de debates abertos e democráticos.
O ciclo de palestras sobre “Violência de gênero, identidade das mulheres negras e homofobia” acontecerá nos Centros de Referência da Assistência Social de Parnaíba, confira as datas.
Dia 07- CRAS Mendonça Clark / Palestra: Violência de Gênero, identidade das mulheres negras e homofobia.
Dia 08 – CRAS João XXIII / Palestra: Violência de Gênero, identidade das mulheres negras e homofobia.
Dia 09 – CRAS Bairro Piauí / Palestra: Violência de Gênero, identidade das mulheres negras e homofobia.
Dia 10 – CRAS São Vicente de Paula / Palestra: Violência de Gênero, identidade das mulheres negras e homofobia.
Dia 11 – Público Acadêmico – UFPI
Horário: 08:30h / A construção da masculinidade no Nordeste.
Prof. Dr. Jonas Henrique de Oliveira (UFRJ); Esp. Naira de Assis Castelo Branco (UFPI) e Msc. Pedro Vagner Silva Oliveira (UNIFESP).
14:00h / Apresentação e orientação de trabalhos, pesquisa ou experiências em movimentos sociais.
18:30h / Apresentação de cantora local.
19:30h / A Mulher Negra na Sociedade Contemporânea.
Ativista do movimento negro: Jô Himura – Acadêmica de Psicologia
20:00h / As vivências das mulheres transexuais em Parnaíba.
Ativista do movimento LGBT: Jessyka Rodrigues – Acadêmica de Serviço Social
Mesa Redonda: Múltiplas identidades de gênero
Prof. Dra. Marta Gouveia de Oliveira (UNIFAL); Prof. Dra. Mary Angélica Tourinho (UESPI) e Prof. Dra. Maria Helena Cortez (UFPI).
21:00h / Encerramento e Apresentação Cultural Local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário