Translate

quarta-feira, 13 de julho de 2016

Advogado piauiense é preso pela Polícia Federal no Maranhão


O advogado piauiense José Roosevelt Pereira Bastos Filho está entre os nove presos pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (12), na cidade maranhense de São Luís, durante a Operação “Lilliput”, que investiga crimes de corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema e crimes de ordem tributária. 


Somente hoje, foram cumpridos 42 mandados judiciais, sendo nove deles de prisão temporária, 11 de condução coercitiva e 22 mandados de busca e apreensão. Entre os presos estão o empresário do setor de construção civil, Antônio Barbosa de Alencar, dono do grupo Dimensão; Antônio Alves Neto, Osmir Torres Neto, Arivaldo Silva Braga, Alan Fialho Gandra, Alan Fialho Gandra Filho, Maria das Graças Coelho Almeida, Dário Jacob Bezerra, além de José Roosevelt Pereira Bastos Filho. 

A investigação 


A investigação teve início a partir da suspeita de que o empresário investigado estaria coordenando uma organização criminosa que fraudava documentos a fim de diminuir a contribuição previdenciária, através de pagamento de propina a auditores fiscais. As buscas mostraram que a situação não era pontual, mas se estendia a vários empreendimentos do grupo. 

Com o avanço das pesquisas, ficou constatado que os investigados permaneciam praticando os crimes, fato que baseou os pedidos para expedição dos mandados. 

Nome da Operação


A Operação foi denominada Lilliput em referência a uma ilha fictícia do romance As viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Os habitantes da ilha eram pequenos, expressando o sentido figurado empregado pelo autor para representar a pequenez de valor daqueles que viviam em guerra por motivos fúteis.
POR RAYANE TRAJANO, DO GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário