Fonte: Eu confio e acredito em Deus |
Translate
quarta-feira, 20 de abril de 2016
terça-feira, 19 de abril de 2016
Prefeito Florentino reúne-se com equipe do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 em Parnaíba
Faltando pouco mais de cinquenta dias para o “Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016” em Parnaíba, o prefeito Florentino Neto, reuniu na manhã desta segunda-feira, (18), com a equipe de governo que coordena o evento na cidade, para averiguar as ações que já estão sendo tratadas, na oportunidade o prefeito destacou importância da realização deste evento, para a cidade.
Representantes das secretarias de Educação, Esporte e Lazer, Serviços Urbanos e Defesa Civil, Saúde, Transporte e Transito, Chefia de Gabinete e das superintendências de Cultura, Administração, Comunicação, Turismo e Chefia de Gabinete, participaram da reunião apresentando seus respectivos planos de ação e alinharam as estratégias.
O revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 acontecerá dia 09 de junho em Parnaíba por ruas e principais pontos turísticos de Parnaíba, que será a segunda Cidade Celebração do Estado,onde acontecerá a tradicional cerimônia de acendimento deste símbolo olímpico, fazendo referência a cidade de Olímpia, berço histórico dos jogos. Além de Parnaíba apenas Teresina contará com esse momento.Para o prefeito é importante que tudo sai como planejado.
Prefeitura de Parnaíba avança com obras na Praça Coronel Jonas
A Prefeitura de Parnaíba dá continuidade às obras de recuperação da Praça Coronel Jonas, no centro comercial. Esta semana os trabalhos se concentraram na colocação dos meio-fios que vão limitar a área de estacionamento do local. A Praça contará com um circuito para caminhadas, novos espaços de estacionamento para carro e moto.
Após a intervenção da Prefeitura, Parnaíba terá de volta o espaço estratégico no Centro da cidade, proporcionando maior mobilidade no trânsito, além de facilitar a circulação das pessoas, segundo o setor de Engenharia responsável pela obra. Serão destinados ainda recursos para os serviços de arborização, melhorando cenário paisagístico e valorizando a visibilidade dos empreendimentos comerciais.
Piauí tem a 1ª índia a entrar na UFPI e quer ampliar acesso à educação
A primeira descendente autodeclarada de uma comunidade indígena chegou a Universidade Federal do Piauí em 2016. A estudante Dinayana Kelly Uchoa do Nascimento, 18 anos,descendente dos índios da comunidade de Lagoa de São Francisco, na região de Pedro II, cursa Educação no Campo.
Ela é a primeira da família e da comunidade a ter nível superior. De acordo com o representante da Fundação Nacional do Índio no Piauí, Romeo Tavares, ela, até o momento, também é a primeira a constar nos dados da Funai. Atualmente, ela mora em Teresina para concluir os estudos; os pais, Francisco Teixeira e Antonia Maria, continuam em Lagoa.
Em entrevista ao Cidadeverde.com, Dinayana Kelly afirmou que ao receber o diploma deverá voltar a morar na comunidade para repassar às famílias locais tudo que aprendeu na Universidade e, dessa forma, ampliar o acesso a educação das cerca de 30 famílias que se autodeclaram indígenas.
“A avó do meu avô era índia legítima. Ninguém da minha família ou da minha comunidade estudou na UFPI. Eu penso em trabalhar na escola rural da minha comunidade. Lá as pessoas ficam me dando parabéns e falando que vou ser doutora”, disse.
Nesta terça-feira (19), no dia em que se celebra a cultura indígena no país, Dinayana reconhece os avanços, mesmo que pequenos, e lamenta que os descendente de índios ainda sejam vistos por muitos como um personagem caracterizado. Ela conta que, quando revelou aos colegas de turma a descendência, chegou a ser questionada sobre o não uso de pinturas pelo corpo por algumas pessoas. Foi durante uma aula de História da Educação que a biografia da estudante veio à tona.
“Depois que souberam, as pessoas ficam me perguntado por que eu não me pinto ou se o meu cabelo não é liso, ou se minha mãe é mesmo índia. Pensam que índio precisa andar com a cara pintada e pena na cabeça. As pessoas ainda pensam que para ser índio precisa andar caracterizado, e não é assim, basta se autodeclarar”, comentou. A estudante disse que para evitar qualquer tipo de preconceito, mesmo se reconhecendo indígena, optou por entrar na Universidade sem a opção de cotas.
Questionada sobre práticas discriminatórias, Dinayana respondeu que, até o momento, não passou por nenhuma situação constrangedora, mas, afirma: “eles ficam surpresos porque pensam que no Piauí não tem índio”.
Fonte: Cidadeverde
PREFEITO FLORENTINO AVANÇA MAIS UMA ETAPA PARA O ABASTECIMENTO D'ÁGUA DA BAIXA DA CARNAÚBA E KM 16
Hoje na sede da AGESPISA em Teresina, o Prefeito Florentino Neto e Paulo Cardoso, Presidente da ZPE, receberam das mãos da Parnaibana Marcilia Rosa de Sousa, assessora da Presidência da AGESPISA, a portaria de designação da Comissão de Análise da Infraestrutura das Estações de tratamento de água e esgoto da ZPE de Parnaíba, o que também possibilitará o abastecimento de água do km 16 e da Baixa da Carnaúba.
Tiro de Guerra 10-012 comemora dia do Exército Brasileiro com solenidade
O Tiro de Guerra 10-012 de Parnaíba, realizou na manhã desta terça-feira (19) uma solenidade comemorativa pelo Dia do Exército Brasileiro, com a presença do secretário Chefe de Gabinete, Antônio Cardoso em representação ao Prefeito e Diretor do TG 10-012 Florentino Neto que se encontra em Teresina, do vereador Gustavo Lima, presidente da Câmara de Vereadores de Parnaíba, juntamente de autoridades militares e outras autoridades da cidade de Parnaíba.
O Dia 19 de Abril é comemorado desde 1648 quando o Brasil venceu uma batalha contra os holandeses. O chefe de gabinete Antônio Alves Cardoso, ressaltou a importância das forças armadas para a soberania do país.
O subtenente do Exército Brasileiro, Everaldo Souza de Escobar, fez menção a bravura ocorrida e que se tornou uma data magna para o Exército Brasileiro, oportunidade em que agraciou os atiradores recentes ingressos nas forças armadas.
Por fim, os atiradores perfilaram em marcha, encerrando a cerimônia.
Prefeito Florentino Neto assina convênio com o hospital Marques Bastos para tratamento do câncer
O processo de descentralização do tratamento do câncer atingiu mais um importante momento com a assinatura do convênio entre a Prefeitura de Parnaíba e o Hospital Geral Marques Bastos, na tarde desta segunda-feira (18) no gabinete do prefeito Florentino Neto. Na oportunidade, entre os presentes, esteve o prefeito Florentino, o diretor do Hospital Marques Bastos, Mirócles Veras, o secretário de Saúde, David Soares e a superintendente de Oncologia, Socorro Candeira.
O diálogo e a consequente assinatura têm em vista o início das atividades da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) de Parnaíba. Esta unidade de saúde funcionará oficialmente no dia 1º de maio de 2016, realizando o tratamento dos cânceres de maior prevalência. O serviço assegurado pela Unacon será referência para a população dos 11 municípios da Planície Litorânea e dos 23 municípios da região de Cocais.
Os benefícios contemplarão os pacientes que necessitam do tratamento e trará retornos a economia. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) serão a porta de entrada para o acesso aos serviços de oncologia pelo município de Parnaíba.
IBGE contabiliza cerca de 3 mil descendentes de índios no Piauí
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010, o Piauí possui 2.944 pessoas que se autodeclaram indígenas; desses, 1.333 só em Teresina. Para o representante da Funai no Piauí, Romeo Tavares, os números já estão defasados e um novo levantamento precisa ser realizado. No Brasil, os dados apontam a presença de 817.963 índios.
“Esses números são de 2010 e precisam ser atualizados dentro de um novo contexto porque, por exemplo, segundo um levantamento do SESAI-MA (Secretaria Especial de Saúde Indígena do Maranhão) de 2014, o Piauí já possui mais de 3 mil famílias”, explicou Romeu, durante a IV Semana dos Povos Indígena, que está sendo realizada na Universidade Federal do Piauí.
Ele disse ainda que, atualmente, o Estado possui apenas três municípios com grupos indígenas organizados e estão localizados em Queimada Nova, Lagoa de São Francisco e em Piripiri. Os grupos são Cariri da Serra Grande, Tabajara do Nazaré, e Tabajara Itacoatiara, Tabajara dos Tucuns e Tabajara Ypy, respectivamente.
1991 é marco
Já a antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Ufpi, Carmen Lucia Silva, afirmou que até o ano de 1991, a população residente, segundo a situação do domicílio e condição de indígena no país, não era contabilizada pelo IBGE.
“O ano de 1991 é um marco, pois foi a primeira vez em que entrou a categoria indígena no Censo. Até então, o que tínhamos eram as estatísticas da Funai e de ONG’s. O IBGE não contava os indígenas porque tinha aquela idéia que índio está na mata, na aldeia, e o IBGE contava a população urbana. Isso abriu a oportunidade das pessoas e identificarem enquanto indígenas. Está com três Censos que mostra uma contingência de índios que antes não existia”, disse a professora.
No Censo Nacional de 1991 contabilizou 294.131 índios; em 2000, foram 734.127. Já em 2010, 817.963 pessoas se autodeclaram indígenas no país. Carmen Lucia alertou que a população indígena está dividida em dois pontos: os que somente se autodeclaram e os que estão organizados em grupos étnicos.
“Esses números são de 2010 e precisam ser atualizados dentro de um novo contexto porque, por exemplo, segundo um levantamento do SESAI-MA (Secretaria Especial de Saúde Indígena do Maranhão) de 2014, o Piauí já possui mais de 3 mil famílias”, explicou Romeu, durante a IV Semana dos Povos Indígena, que está sendo realizada na Universidade Federal do Piauí.
Ele disse ainda que, atualmente, o Estado possui apenas três municípios com grupos indígenas organizados e estão localizados em Queimada Nova, Lagoa de São Francisco e em Piripiri. Os grupos são Cariri da Serra Grande, Tabajara do Nazaré, e Tabajara Itacoatiara, Tabajara dos Tucuns e Tabajara Ypy, respectivamente.
1991 é marco
Já a antropóloga e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Ufpi, Carmen Lucia Silva, afirmou que até o ano de 1991, a população residente, segundo a situação do domicílio e condição de indígena no país, não era contabilizada pelo IBGE.
“O ano de 1991 é um marco, pois foi a primeira vez em que entrou a categoria indígena no Censo. Até então, o que tínhamos eram as estatísticas da Funai e de ONG’s. O IBGE não contava os indígenas porque tinha aquela idéia que índio está na mata, na aldeia, e o IBGE contava a população urbana. Isso abriu a oportunidade das pessoas e identificarem enquanto indígenas. Está com três Censos que mostra uma contingência de índios que antes não existia”, disse a professora.
No Censo Nacional de 1991 contabilizou 294.131 índios; em 2000, foram 734.127. Já em 2010, 817.963 pessoas se autodeclaram indígenas no país. Carmen Lucia alertou que a população indígena está dividida em dois pontos: os que somente se autodeclaram e os que estão organizados em grupos étnicos.
Antropologa Carmen Lucia Silva
“São duas coisas distintas. O IBGE identifica pessoas que em sua memória possui um pertencimento indígena. Já os grupos organizados afirmam uma identidade coletiva e reivindica direitos, um tratamento diferenciado por parte do Estado Brasileiro, com a implementação de políticas públicas, como os que estão em Piripiri, Lagoa de São Francisco e Queimada Nova”, finalizou.
XIV Semana dos Povos Indígenas
A Universidade Federal do Piauí é sede da XIV Semana dos Povos Indígenas. O encontro, que iniciou no último dia 17, encerra-se hoje (19), em Teresina. O evento tem como objetivo a construção de política indigenista no Piauí. Uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), por meio do Museu do Piauí – Casa de Odilon Nunes, e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Fundação Nacional do Índio (Funai) CTL no Piauí. Os participantes discutiram sobre o reconhecimento e direito territorial, a educação e a saúde dos povos indígenas.
Por Carlienne Carpaso, Cidadeverde
Núcleo de Enfrentamento à Violência em Parnaíba é invadido por ladrões
O Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica de Parnaíba (NEV), localizado na Avenida Álvaro Mendes, Bairro Nova Parnaíba, foi invadido por bandidos este final semana e vários objetos de valor foram furtados.
Na manhã desta segunda-feira (18/04) quando os funcionários chegaram para iniciar o expediente encontraram o local revirado com portas arrombadas e a grande de uma janela arrancada. Aparelhos televisores foram furtados, máquinas fotográficas, entre outros objetos. Documentos foram revirados, alimentos foram comidos.
Os invasores deixaram o espaço em desordem. Foi registrado um boletim de ocorrência. Já no início da tarde, uma equipe do Núcleo do Instituto de Criminalística de Parnaíba, chefiado por Nelyswelson Sousa, periciou o prédio do órgão para procedimentos posteriores necessários. Os autores do furto qualificado não foram identificados ainda.
Por Daniel Santos
EXPRESSAS..........................
19/04/2016
- "Ontem, no gabinete do prefeito Florentino, ocorreu o ato de assinatura do contrato para o tratamento do Câncer em Parnaíba. Além do prefeito Florentino, participaram do ato os senhores Mirócles Veras e Tiago Almendra representando a Maternidade Marques Bastos e a Clínica Dr. João Silva Filho, respectivamente".
===================================================================================
- "Nos dias 30 de abril, 01 e 02 de maio teremos cerimônias religiosas, solenidades e o início do tratamento do câncer em Parnaíba".
===================================================================================
- "Professores da rede municipal de ensino de Parnaíba se reuniram para tratar da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O Programa premia as melhores produções textuais de alunos de escolas públicas de todo país".
===================================================================================
- "Aos que ainda acreditam em alguma coisa e que ainda esperam dias melhores, eu digo que sou um parceiro da vossa tristeza", diz Mino Carta, editor chefe da revista semanal Carta Capital, após o término da votação do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff na câmara dos deputados".
===================================================================================
- "Antes de mais uma batalha inglória, Dilma Rousseff pode ser convencida a aceitar a “saída pelo povo”. Vale dizer, a renúncia a dois anos de mandato, com reforma política e eleições presidenciais em outubro, junto com o pleito municipal, afirma a colunista do Brasil 247 Tereza Cruvinel".
===================================================================================
- "Segundo ela, o presidente do Senado, Renan Calheiros, é o candidato natural a articulador desta solução e ele tem considerado esta possibilidade; "proposta não pode partir da presidente, inclusive para não parecer que está fugindo do julgamento".
===================================================================================
- "O Grupo Carvalho, que tem em sua rede 46 unidades, incluindo os Supermercados Carvalho, está em 18º lugar no ranking das maiores empresas do setor brasileiro em 2015".
===================================================================================
- "Os dados foram divulgados na 39º edição da Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper 2016, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a empresa de pesquisas Nielsen (180 graus)".
===================================================================================
===================================================================================
- "Os dados foram divulgados na 39º edição da Pesquisa Ranking ABRAS/SuperHiper 2016, elaborada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados em parceria com a empresa de pesquisas Nielsen (180 graus)".
===================================================================================
segunda-feira, 18 de abril de 2016
Prefeitura de Parnaíba e Una-Sus disponibilizarão mestrado em saúde da mulher
Equipes da Prefeitura de Parnaíba receberam a visita da comitiva da Rede Una-Sus na tarde desta sexta-feira (15), que veio à cidade com o objetivo de informar a implantação dos cursos de mestrado e espacialização na área da saúde, que serão desenvolvidos pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
A coordenadora do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o Sus (NUEPES), Profa. Dra. Lis Medeiros e que atua no processo de implantação, explicou que os cursos serão em mestrado e especialização, ambos com enfoque prático. Sendo que o mestrado é baseado na saúde da mulher enquanto a especialização é destinada à saúde da família.
Ainda de acordo com a coordenadora, médicos, enfermeiros, dentistas, agentes comunitários de saúde, gestores, entre outros trabalhadores do SUS serão certificados em diversos níveis de capacitação. A previsão para o início dos cursos, é para o mês de agosto.
O secretario da Saúde, David Soares reforçou o empenho do prefeito Florentino Neto para a viabilização do curso de medicina em Parnaíba, e destacou a iniciativa da Rede Una-Sus e a importância do campo da medicina, como primordial para o desenvolvimento da cidade.
Impeachment de Dilma ainda precisa passar pelo Senado; saiba como vai funcionar
Com o sinal verde dado neste domingo (17) pela Câmara dos Deputados para abertura do processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o futuro do mandato presidencial está agora nas mãos dos 81 senadores.
Nesta segunda-feira (18), o processo será enviado ao Senado e no dia seguinte (19) lido no plenário da Casa. Ainda na terça-feira, os líderes partidários deverão indicar os 42 parlamentares que vão compor a comissão que analisará o assunto no Senado, com 21 titulares e 21 suplentes. A comissão tem prazo de 48 horas para eleger o presidente e o relator. Por causa do feriado de 21 de abril, nesta quinta-feira, isso deverá ocorrer somente na segunda-feira (25).
Os integrantes da comissão especial serão definidos conforme a proporcionalidade dos partidos ou dos blocos partidários. A partir daí, o colegiado terá dez dias para apresentar um relatório pela admissibilidade ou não do processo de impeachment. O que ainda não está claro é se são dias corridos ou dias úteis. O parecer será votado na comissão e independentemente do resultado também será apreciado pelo plenário do Senado. Em ambos os casos, a votação será por maioria simples.
Afastamento
Caso aprovada a admissibilidade do processo pelo Senado, o que deve ser decidido entre os dias 10 e 11 de maio, a presidenta Dilma Rousseff será notificada e afastada do cargo por um prazo máximo de 180 dias, para que os senadores concluam o processo. O vice-presidente da República, Michel Temer, assume o posto. Mesmo se for afastada, Dilma manterá direitos como salário, residência no Palácio da Alvorada e segurança. Nesse período, ela fica impedida apenas de exercer suas funções de chefe de Estado.
Instrução processual
Nesta etapa, o processo voltará à comissão especial para a fase de instrução. É aí que a presidenta terá até 20 dias para apresentar sua defesa. A comissão analisará todos os elementos para o impedimento e a defesa de Dilma Rousseff. Também serão juntados documentos, provas, mas, para isso, não há prazo definido em lei.
Um novo parecer com as conclusões, com base no que for reunido, será votado na comissão especial e no plenário da Casa, também por maioria simples. Se aprovado mais esse parecer a favor do impeachment, o julgamento final do processo será marcado. A sessão, no Senado, será presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Nessa última votação, feita apenas no plenário do Senado, é preciso dois terços dos votos para que o impedimento seja aprovado. Ou seja, 54 dos 81 senadores.
Dúvidas
O processo de impeachment de Dilma Rousseff chega ao Senado em meio a uma série de dúvidas sobre o que determina a legislação e o regimento interno a respeito de prazos processuais.
Até terça-feira (19), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deverá reunir os líderes dos partidos e consultar o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, sobre o rito do processo na Casa. A opinião de Lewandowski é considerada fundamental para que o rito não seja questionado judicialmente por partidos. A expectativa é que a partir daí o calendário de tramitação no Senado sofra alterações.
O próprio início da participação do presidente do STF no julgamento é motivo de dúvidas. Em 1992, o ministro Sydney Sanches, que presidiu a condução do processo de impeachment do ex-presidente Fernando Collor, assumiu o comando do processo no Senado a partir de sua admissibilidade. Agora, a avaliação é que o presidente do Supremo lidere o processo apenas no dia do julgamento.
Outra dúvida diz respeito a composição da comissão que avaliará previamente a admissibilidade do processo. Ainda não está definido se o presidente e o relator da comissão serão designados, como tradicionalmente, respeitando a maior bancada, ou se haverá eleição.
O prazo que a comissão teria para apresentar um relatório e votá-lo também é motivo de questionamentos. Diferentemente da Câmara, que considerou 10 sessões plenárias, a previsão em lei é de dez dias no Senado. Não está claro, entretanto, se serão contados dias corridos ou úteis.
Por Carolina Pimentel, EBC
Professores de Parnaíba se preparam para a Olimpíada de Língua Portuguesa
Uma importante intervenção está sendo articulada por professores da rede municipal de Parnaíba e que vai assegurar a muitos estudantes o reconhecimento nacional.
Na manhã de sábado (16), docentes se reuniram no auditório da Secretaria de Educação em torno de uma das etapas da 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O Programa Escrevendo o Futuro premia as melhores produções textuais de alunos de escolas públicas de todo país. Estes professores já participaram de outras edições.
Desta competição podem participar todas os alunos das escolas públicas e professores do quinto ano do Ensino Fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio. O objetivo é incentivar a leitura e a produção textual que são importantes ferramentas no desenvolvimento e formação dos cidadãos através do aluno de hoje. Os docentes têm na Olimpíada de Língua Portuguesa, a oportunidade de aguçar o senso crítico dos alunos e colaborar no desenvolvimento cognitivo.
Quem tem interesse em participar da Olimpíada de Língua Portuguesa pode fazer a inscrição pelo endereço eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br. O tema para as produções textuais é “O lugar onde vivo”, com a finalidade de propiciar aos alunos um estreitamento de vínculos com a sua comunidade, aprofundar o conhecimento sobre a realidade e contribuir para o desenvolvimento de sua cidadania.
Assinar:
Postagens (Atom)